Thursday, June 17, 2004

TVI

Ora, como o prometido é devido, aqui vai um post a dizer mal dessa grande merda, a tvi. Já explico a razão deste blog surgir nesta altura. Para já, passo a explicar as razões que me levam a detestar esta anedota de estação televisiva. Para começar, o Marcelo. Epá, eu admito. Sou um completo ignorante comparado com esse profundo poço de cultura. Mas... serei mesmo? É que, muito sinceramente, eu não percebo um caralho (peço desculpa) de 80% do que ele diz. No entanto quando ele fala de bola, o caso muda de figura. E o que eu posso concluir daquilo que oiço é que ele devia aprender a estar calado. E a conclusão que tiro daqui é óbvia: Se do pouco que percebo, dá perfeitamente para ver que o homem não entende nada do que está a dizer, só posso especular quanto às asneiras que diz nos assuntos que eu não domino. A verdade é esta. O homem fala de tanta coisa, que ninguém pode contradizer tudo. Seria preciso uma equipa de 6 ou 7 gajos para debater tudo o que ele diz. De qualquer forma, evito sempre que possível o seu tempo de antena. Às vezes fodo-me, porque tou a jantar e a tv calha a estar na tvi. Adiante.

A tvi tem um hábito engraçado. Tudo o que vale a pena ver, eles conseguem colocar num horário onde ninguém pode. Curiosamente, conseguem encher tardes inteiras com o que de "melhor" há para oferecer em termos nacionais: Novelas (onde uma, obrigatoriamente,tem a Sofia Alves a sofrer de uma doença crónica qualquer, que a partir de determinado momento, passa a ter cura) ou então um especial qualquer apresentado pelo não-me-lembro-agora de 5 horas com um autêntico best of de música "popular" portuguesa. Também não é por aqui que se justifica o meu desprezo. Alias, julgo que até agora só expliquei porque acho que estamos na presença da pior televisão portuguesa, e não as minhas razões para a detestar. Então aqui vai.

Eu, durante determinadas alturas do ano, posso dar-me ao luxo de ficar acordado toda a noite para ver alguns dos programas realmente bons (mas raros) que passam na tvi. Assim de repente, recordo séries como "that 70's show", "the practice", "Ally Mcbeal" e claro, "Seinfeld". Mas havia uma série que eu de facto gostava. Era a minha novela. "Charmed". Quem conhece pode perceber porque é fácil gostar dela. Quem não conhece, para o caso também não é importante. O que é relevante é que eu ficava uma noite inteira à espera para ver (dava entre as 4h e as 6h da manhã), após verificar no site oficial da tvi se constava da programação. Ora qual a atitude dos senhores responsáveis pela programação? Os FILHOS DA PUTA cancelavam muitas vezes a emissão da série, sem qualquer aviso prévio. Nem um "FODAM-SE", nem um "PRÓ CARALHO". Não davam e pronto. Ao invés, davam uma puta duma novela brasileira chamada "Estrela de Fogo". Epá um gajo estar uma noite inteira à espera e depois... Estrela de Fogo... Se eu fosse presidente de um país, começava guerras por menos. Foda-se. Adiante.

Outra boa razão para detestar a tvi. A publicidade. Eu juro que às vezes até me dá vontade de rir. E aqui está a razão da altura cronológica deste post. Este domingo a tvi brindou os seus telespectadores com um momento de qualidade televisiva: "Gladiador", um grande filme, sem dúvida, que eu felizmente, já tive o prazer de ver. Digo felizmente porque, mais uma vezes, esses grandes responsáveis pela programação (anteriormente denominados FILHOS DA PUTA) proporcionaram um momento da mais completa ausência de actividade cerebral que existe. Ora, mais ou menos por volta dos 10 minutos de filme (créditos iniciais e pouco mais) espetam com 20 minutos de publicidade. A tvi consegue transformar um filme de 90 min, num de 150. Chamar a isto vergonha, ultrage, insulto para quem planeava ver o filme (planeava porque acredito que muitos tenham desistido aos 15 min de pub), é eufemismo. O mais engraçado é que esta gente gasta dinheiro para passar um filme, que só o mais paciente consegue ver até ao final.

Isto tudo dá-me vontade de pensar: Com tanta ataque terrorista cobarde por esse mundo fora, quanto tempo teremos que esperar até a sede da tvi ser finalmente vitimada? Provavelmente muito, por ser mais um acto de piedade que de terrorismo.

Bom acho que consegui apresentar argumentos válidos, de forma clara e bastante educada. Algumas caralhadas simplesmente não me foi possível conter. Foi um post um pouco mais "sério" que o habitual, provavelmente porque estou em exames, tenho o Q.I. altíssimo e não me tem dado para parvejar como de costume. Lamento.

No comments: