Wednesday, June 15, 2005

Discriminação sexual

Queria aqui partilhar convosco algo que me deixou indignado. Aqui no bules, a malta abastece-se no armazém local (material de escritório, tinteiros, etc...). É o armazém dum senhor chamado Jacinto. Perdi a conta às vezes que se ouve por aqui "vamos ao jacinto", dito de forma perfeitamente inocente, mas sempre gozada à força toda, como boa amigalhaça que a malta é.

Então, fomos ao Jacinto hoje de manhã. Por acaso não estava lá, estava uma senhora que não sei o nome. Obviamente, daqui para a frente, passará a chamar-se Jacinta.

A nossa lista de material era simples. Mas lá pelo meio, apeteceu-me tentar meter algo que sabia que não devia haver, mas como fazia falta, arrisquei. Era um alicate de corte. Ferramenta, nada a ver com material de escritório, mas que talvez se pudesse arranjar, visto tratar-se de um armazém.

Não havia. Recebi um olhar daqueles, que parecia dizer "foda-se, isto é alguma oficina?"

Calei-me. Não tinha razão para estar descontente. Não fui lá com grandes esperanças.

Continuamos com a lista. A dado momento, solicitamos algo que levou a Jacinta a abrir um armário. Uma rápida espreitadela lá para dentro e o que vejo eu?

(pausa para reflexão)

Não adianta. Nem que tivessem ai o resto do dia, lá chegavam. Pensos higiénicos. Nem preciso de dar ênfase. Penso que as palavras em si resultam no efeito desejado.

Pensos higiénicos... ali, junto com as canetas, os agrafadores, os cadernos...

Agora, isto era suficiente para me indignar? Não. Mas depois de ter levado aquele olhar da Jacinta... Então se não há ferramentas, utensílios vitais para um homem, porque não é material de escritório, vão lá ter pensos?!

Igualdade de direitos, o tanas. A discriminação sexual é uma realidade. Pende é para o lado menos óbvio.

5 comments:

Filipe de Sousa said...

ok... li o post em que dizias ser F. P. e fiquei tão estasiado que nem consegui escrever-te nada...
depois de ter lido os dois últimos pensei:
"Foda-se... com tanto sítio onde se trabalho o gajo teve a puta da sorte de estar ali...!!!"
mas depois reflecti... a verdade é que no meio de todos os teus pensamentos encontra-se qualquer coisa que te impede de ser "autónomo"... ser activo no trabalho passa também por uma escolha! provavelmente estás por lá como Sr. Engenheiro, ou qq coisa do género... eu para além de me esmiufrar com todo o trabalho que tenho, de chegar à conclusão que trabalho de mais, que o stress do trabalho me causa gastrointerites nervosas, cheguei à conclusão também que a formação do trabalho que me ocupa a parte pós-laborar do meu dia, deve existir só para gajos como eu: otários, que acham q ser resposnável é qq coisa de importante..
JFR, não sei se te deste conta que hoje se vende tudo em todo o lado... nunca me passaria pela cabeça pensar que num bar se vende lenços de papel, revistas seja para Ela seja para Ele, e coisas que até tenho vergonha de enunciar... mas foda-se hoje o importante é vender, tudo o que seja urgência... e depois se pensares na estatística é mais fácil que numa população quase só feminina (escritórios) elas tenha necessidade de pensos q um homem que trabalhe num escritório...
diverte-te... só espero que seja por pouco tempo... mas diabos... as férias estão a chegar... se adormeceres com a seca do trabalho diz-me qq coisa que eu peço ao meu chefe para requere a tua mobilidade.. uma semana depois de estares onde trabalho, se fores responsável, quando alguém disser que um F. P. não faz nada, vais ficar tão fodido que vais rebentar de raiva ao pensar nos neurónios queimados e nos disturbios intestinais que o stress te causou.. have fun (and you will working in that place)
hugs
fica bem

Filipe de Sousa said...

errata! (de correcção e nãop de ser rata)
e depois se pensares na estatística é mais fácil que numa população quase só feminina (escritórios) elas tenham mais necessidade de pensos q um homem que trabalhe num escritório terá de alicates...

kriaxpatala said...

Ruben!!! Bom ler-te por aqui. Já fazia um tempo.

É verdade, podes mesmo dizer que tive sorte, principalmente da forma como as coisas andam hoje em dia :\

O trabalho é leve, deve ficar mais pesadote lá para o verão, altura em que vai tudo de férias, excepto eu, mas também não tenho guito, não me aborrece.

Sabes, nem toda a gente aqui tem a mesma opinião que eu. Há quem ache que trabalhe bastante. Mas repara, ninguém alguma vez trabalhou numa fábrica, numa linha de montagem. Ninguém trabalhou num parque industrial a arrumar carros. Nunca pintaram. Nunca cavaram (a terra, não no sentido de ir de cona).

Para alguém que já gramou isto tudo, sim, admito, ser FP agrada-me bastante.

Espero que reconheçam o trabalho que fazes ai e que um dia possas bulir sem teres problemas de saúde. Isso é que é pior.

Gostei do "esmiufrar". Não conhecia.

Não gostei do tom irónico no comentário "ser responsável é importante". Lá por não ter muito trabalho, não quer dizer que seja por opção minha. Faço o que há a fazer, e até é bem mais que aquilo a que me obrigam.

Porta-te.

NoKas said...

alguém me explique isto: pq é que um qualquer alicate de corte é um objecto masculino??? Eu percebo que os pensos sejam femininos... mas tb percebo a sua presença no escritório (do mesmo modo que se fores à casa de banho de um avião ou de um café/restaurante mais de jeito estão lá para "emergências"). Mas daí até um alicate ser um objecto masculino vai uma distância... Se calhar vem nas instruções e eu não li....

kriaxpatala said...

Não sei onde leram que um alicate era um objecto estritamente masculino. Em todo o caso, um homem que nunca pegou num alicate, é paneleiro, e nem sequer há forma açucarada para dizer isto.

...

Lembrei-me agora duma. O senhor em questão será "masculinamente desafiado".