Friday, November 02, 2007

A merda em Portugal: GradualBusiness

Bem-vindo caro leitor, a mais um espaço inovador do blog, a rubrica "A merda em Portugal". Muito mal se disse aqui, dos mais variados filhos da puta que por aí andam, mas agora é altura de dar um passo em frente, e elevar o estatuto moral desta minha obra de vida, partilhando com o leitor experiências corporativas (minhas ou de outrém) das quais vou tomando conhecimento, e que acontecem por esse Portugal fora. Esta será então a altura para o leitor recordar que tudo o que é dito neste blog é fruto da minha imaginação fértil, mesmo quando é a descrição de factos reais. Friso ainda que, mesmo quando eu digo que estou a dizer a verdade, como o vou fazer neste post e nos próximos do género, o leitor deve ver além das minhas palavras, e considerar mentira tudo o que lê, para não dizerem que eu ando por ai a difamar ninguém, principalmente certos e determinados chulos de merda. Adiante.

A GradualBusiness (www.gradualbusiness.com) tem bom aspecto. No entanto, e se calhar o que vou aqui partilhar convosco até nem é da responsabilidade da gradualbusiness em si, apenas da sua representante portuguesa, a verdade é que, numa altura onde, apesar de mal pagos, ainda acreditamos não ser escravos, estes senhores (e particularmente um certo Paulo Inácio, gestor de negócios da empresa gradualbusiness consultings) procuram convencer a nossa juventude do contrário, de que, se querem emprego, têm que ser sem vencimento, ou perto disso.

Assim, e de seguida, seguem alguns textos de pessoas anónimas (e que até vão usufruir de nicks fofos, da minha autoria), que procuram avisar conhecidos, amigos e restantes membros da sociedade podre que temos, para o facto desta empresa tentar explorar mão-de-obra qualificada portuguesa, como meio de, como eles dizem, garantir a satisfação do cliente enquanto lutam pela satisfação dos colaboradores.

De Primeiro-gajo-a-tomar-conhecimento-desta-merda:

"> Olá a todos!
> Envio-vos um link de um anúncio de emprego que de vez em quando surge no
> expressoemprego.
> O anúncio é anónimo mas posso dizer-vos que a empresa em questão é a
> Gradualbusiness, que fica situada na Estrada de Benfica. (
> www.gradualbusiness.com)
>
>
> http://aeiou.expressoemprego.pt/scripts/vaczoeker/display-
vacancy-v2.asp?VacancyID=135679
>
>
> A empresa em questão, com alguma frequência, recruta estagiários com a
> promessa de um estágio profissional. É claro que, enquanto o processo no
> IEFP não anda, os estagiários trabalham a custo zero ou próximo disso. A
> desculpa é sempre que o processo no centro de emprego é demorado...blá blá
> blá...
>
> Resumindo e concluindo, quando os estagiários vão ao centro de emprego> para perceberam como está a andar o processo, descobrem que não só o
> processo não está a andar, como ainda nunca ouviram falar na empresa.> Entretanto quando os estagiários confrontam o chefe, o dito cujo passa-se e
> ameça que vai processar os estagiários e que exige uma indemnização de X
> valor por cada mês que o estagiário lá esteve, pelo facto de ter havido> contacto com o cliente.
>
> O meu objectivo com este mail não é desmotivar-vos ou dizer-vos para não
> responderem ao anuncio. O objectivo é apenas alertar e chamar a atenção para
> qualquer papel que tenham que ASSINAR na dita empresa.
>
> Passem aos vossos contactos sff.
> Cumprimentos a todos."

Resposta de: gajo-que-estes-filhos-da-puta-tentaram-sodomizar-mas-teve-se-e-muito-bem-a-cagar:

"Pois é meus amigos, alguém teve a mesma ideia que eu... sim, fui quase um
"vítima" deste caso. Ora bem, posso-vos dizer que recebi uma proposta desta
empresa muito aliciante, mas que eu tive de não aceita... motivos de força
maior... já vão entender...



Aconselho a lerem isto, imprimam e leiam nos transportes público (em voz
alta) ou sei lá onde quiserem.



Ora bem para resumir a história em primeiro lugar esta empresa pede uma
carta de apresentação manuscrita, para ver o empenhamentos (sim, segundo o
patrão desta empresa é empenhamentos aquilo que as pessoas têm de mostrar e
não empenho, ora bolas e eu que estava disposto a mostrar empenha, agoraempenhamento não posso, até porque é uma coisa que não sei o que é... não
conheço). Depois telefonam, marcamos uma entrevista (a minha foi para as
11:30) e depois ficam de enviar um e-mail com a confirmação e o endereço da
net da empresa para que a fiquemos a conhecer. Até aqui tudo bem. Ao
consultarem o site penso que é possível tirar logo as medidas à "filosofia"da empresa, muita basofia, muito "empenhamento", muita responsabilidade,muito certificado, ou então nada disso. Mas pronto, nesse dia (véspera da
entrevista) fiquei atento ao e-mail a tarde toda, quando chegaram as
18.30pensei "ora bolas, esqueceram-se de mim, a esta hora já não devem
enviar".
Qual não é o meu espanto quanto depois das 22 horas vou ao mail e tenho um
e-mail com o assunto ""*Entrevista Sr. Gajo-que-estes-filhos-da-puta-tentaram-sodomizar-mas-teve-se-e-muito-bem-a-cagar, próximo dia X
às 11h29*". Ora lembrem-se bem, eu tinha marcado às 11.30, mas sim, eu sei
que é para dizer que é pontual. O mais engraçado foi o conteúdo do e-mail,
que aqui vai:

*"Exmo. Senhor,

Serve a presente para acusar a recepção do seu CV o qual agradecemos.

No seguimento do mesmo, gostaríamos de reunir com V. Exa. nas nossas
instalações abaixo indicadas.

Deve levar para a entrevista cópia do B.I. e Nº de Contribuinte e,
após o estudo do nosso site, o trabalho manuscrito seguinte:

No seu ponto de vista,

a) Qual a actividade da Gradualbusiness?
b) Em que áreas e serviços intervém?
c) Que tipos de clientes procura?
d) Que tipo de clientes tem?
e) Qual a política interna da Gradualbusiness e que certificações
possui?
f) Qual a missão da Gradualbusiness?
g) Na área de Representação como actua?
h) Em que países está representada?
i) Que formação presta?

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores
cumprimentos e aguardamo-la no dia e hora marcados."*



E eu cá pensei, sacanas, isto para uma pessoa mostrar trabalho mandam um
e-mail programado para estas horas, para uma pessoa não ter tempo para fazer
o tal texto, mas tudo bem, lá fiz o texto e pronto que basicamente serviupara nada, ou segundo eles, "para confirmar se estudou a nossa empresa antes
de vir". Na entrevista depois de explicadas as funções (implementação de
sistemas de qualidade, ambiente e SHST, angariação de clientes e se for
preciso trabalho administrativo), perguntaram-me se tinha possibilidade de
enviar e-mails a partir de casa, e eu.. claro que sim, também não há
problema de vez em quando mandar um mailzito né!? Foi então que justificaramo porque de me terem enviado o e-mail apenas às 21h, "é que nós não temos
Internet aqui, houve alguém que se portou mal e o patrão cortou o acesso"juro que ai concluí de imediato que "ok, patrão burro e estúpido". Mas ainda
conseguiram surpreender mais do que já estava quando lançam a proposta de
remuneração que consistia no seguinte plano:

Primeiros 3 meses – Estágio Curricular (não remunerado)

Segundo trimestre – Meio ordenado mínimo (por mês claro)

3º trimestre – 1 Ordenado mínimo (sim por mês ainda, eles são uns
verdadeiros mãos largas como podem ver)

últimos 3 meses – 1,5 ordenados mínimos



"Se depois gostarmos de si podemos fazer um estágio profissional onde
ganhará já 2 ordenados mínimo" – disseram na reunião. Meus caros e minhascara, fiquei tão parvo que ainda disse que ia pensar. Foi então que me
pediram que enviasse um e-mail posteriormente para confirmar (sim é política
da empresa terem tudo por escrito para depois utilizarem contra as pessoas).Eu enviei um e-mail basicamente a dizer que era uma falta de respeito a
proposta que me tinham feito e que o mais grave disto, é que se forem ver ao
site eles "estão" certificados com a SA 8000 – Responsabilidade Social, e em
3º lugar como objectivos imperativos está a satisfação dos colaboradores. E
foi por ai que eu peguei. Já agora, alguém sabe onde se pode apresentarqueixa para estes tipos perderem o certificado da responsabilidade social??



Bom, 15 dias depois, como toda a gente deve ter mandado-o à merda e secalhar
fui dos que mandei à merda com mais jeitinho o Sr. Paulo Inácio
(Sócio-Gerente da GradualBusiness, aquele que faz chantagem etc, etc ,etc)
telefona-me a mandar uma descasca pelo e-mail e diz que a proposta nem era
assim tão má e as condições também não. O telefonema durou 17 minutos em que
eu só tive possibilidade de falar depois de 10 minutos corridos. Ora bem, eu
perguntei se não era má ao qual ele responde que a proposta era 3 meses de
estágio curricular e depois 1 ano com estágio profissional, mas não me
chamou mentiroso ao menos, disse que tinha havido um engano na proposta, e
que o meu trabalho era ficar só com um cliente, foi ai que eu propus uma
reunião cara à cara com ele (porque normalmente não é ele que faz a
entrevista… não deve ter lata para dizer que é tão mão largas) que ele
elogiou a atitude, mas que não valia a pena. Pediu-me no final para ponderar
e se tivesse interessado para lhe enviar um e-mail a dizer que aceitava as
condições, mas que se aceitasse tinha de deixar de enviar CV's porque era
uma falta de respeito, e não tolerava essas atitudes e que me arrependeriase alguma vez deixasse o estágio a meio (sim teve a lata para dizer eu não
te pago mas tu também vais andar aqui com os olhos tapadinhos). Eu não
enviei nenhum e-mail, e não é que passado uns 3 ou 4 dias o Paulinho Inácio
(já sinto alguma proximidade… afinal não é com toda a gente que tenho a
intimidade de realizar um telefonema de 17 minutos, assim recentemente foi
com ele e com a menina das reclamações da Toshiba que não quer
responsabilizar-se pelas avarias que tenho tido no portátil que ainda esta
em garantia, mas isso é outra historia), estávamos que o Paulinho liga-me a
questionar se lhe tinha enviado o e-mail, e eu para não levar mais nas
orelhas disse que sim. Ele obviamente diz que não recebeu e começa aos
berros a dizer que já não havia tempo que tinha de aceitar as coisas etc,
para lhe enviar um e-mail a dizer (e ele ditou-me mesmo um texto) que eu
aceitava as condições todas e propunha uma reunião para o inicio da semana
seguinte, eu lá disse que sim, e ele pediu-me para enviar para ele e para
mais 4 pessoas (para a empresa quase toda afinal). E eu lá mandei o e-mail,
mas o conteúdo não foi bem o esperado, porque solicitei uma reunião para o
início da semana para discutirmos as condições de um possível estágio
profissional… E desde ai nunca mais tive notícias dele.

Resumindo e concluindo, é uma merda que não interessa a ninguém, e quem se
quiser sujeitar… tenham cuidado com o que assinam, verifiquem tudo, datas,
quem assinou, se há alguma coisa rasurada, tudo!



Neste momento ainda estou à procura de emprego (reparem no pormenor…
emprego! Não trabalho! Eheheh) Mas para já estou a fazer umas formações em
Ambiente e também um pouco em Qualidade e SHST. Se alguma vez necessitarem(ou a vossa empresa) de uma formação, sensibilização ou quer que seja
contactem-me que eu agradeço muito!



Espero que esteja a correr tudo bem convosco, vão dando notícias… nem que
sejam destas para irmo-nos rindo com as misérias.:)



Beijos e abraços para todas e todos,

Gajo-que-estes-filhos-da-puta-tentaram-sodomizar-mas-teve-se-e-muito-bem-a-cagar"

Resposta de: Primeiro-gajo-a-tomar-conhecimento-desta-merda:

"Boa Gajo-que-estes-filhos-da-puta-tentaram-sodomizar-mas-teve-se-e-muito-bem-a-cagar!

Parabéns pelo mail! A todos peço que reenviem este mail ao maior número de pessoas possível para que este gajo (Paulo Inácio) pare com estas chulices e ameaças.

Quanto à parte da perda da certificação, duvido que a tenha. Deve ser tudo tanga. De qualquer modo, o que se poderia fazer era, fazer queixa à empresa certificadora e à IGT (agora ACT). De resto só quem se pode queixar são as verdadeiras vítimas.
Cumprimentos a todos "

É isto. Espero que tenham lido tudo, particularmente as partes referentes às tomadas de decisão deste exemplo medíocre de gestor/consultor/o caralho que o fez. Da minha parte é tudo, até porque ainda falta denunciar mais gente hoje. E lembrem-se, não acreditem numa palavra minha, porque tudo o que eu escrevo é completamente mentira e não aconteceu, muito menos em Portugal, exemplo perfeito de uma maravilha utópica.

12 comments:

Unknown said...

Exmos.(as) Senhores(as).
É extraordinariamente lamentável que, determinados parasitas, se divirtam, (porque decerto não têm nada para fazer de mais produtivo, nem decerto capacidade para tal...) a difamar Pessoas e Organizações que trabalham, produzem e investem nas suas actividades de uma forma séria, honesta, profissional, dedicada, e transparente, como é o nosso caso.
Mais lamentável ainda, é que não se identifiquem e não dêem a cara
escondendo-se atrás de “nicknames”; mas acreditando nas Autoridades deste País, espero que os difamadores sejam rapidamente identificados e devidamente confrontados com as práticas exercidas...
Já participamos à Polícia Judiciária desta calúnia que representa prejuízos muitíssimo elevados à Gradualbusiness e aos nossos Colaboradores e naturalmente não deve nem pode ficar impune.

Assina:
Luís Domingos
Sócio Gerente
Gradualbusiness Serviços de Gestão e Representação Comercial Lda.
Mail:luis.domingos@gradualbusiness.com
Tel. fixo: 21 778 26 73
Telemóvel: 91 860 85 54

kriaxpatala said...

Caro Luís,

Extraordinariamente lamentável é o comportamento da sua empresa em relação aos autores dos e-mails que recebi e transcrevi para este post.

E de resto... Não sou eu a causar prejuízo aos vossos colaboradores, como ficou bem explícito.

Com certeza que muitos gostariam ver a sua presença solicitada em tribunal, para partilharem com um juíz a forma como foram tratados. Infelizmente a coisa ainda é carota e trabalhosa para um recém licenciado, e só por isso é que este tipo de "difamação", como disse, acaba por ser a única repercussão das vossas acções.

Reze para que continue assim.

PS: O que não falta neste país é gente a fazer pior e a ficar impune, quanto mais. WAKE UP AND SMELL THE COFFEE!!

Restantes comentários serão educadamente moderados, estou farto de hipócritas.

Ricardo said...

Oi, devias desponibilizar-me o teu mail... e consigo dar-te o testemunho do gajo-que-lá-trabalhou-um-par-de-dias.

Sei mais alguns detalhes sordidos a acrescentar ao que já foi dito.

Se estiveres interessado ;)

Abraço

Veny

kriaxpatala said...

MAMA Luís Domingos!

coruja said...

Boas...
E da minha parte mais alguma coisa se poderia também falar..boa?.. má?:)

paconinha said...

Caro KrIaXPaTaLa, tenho conhecimento de mais pessoas que passaram por esta estrumeira e que te podem arranjar exelentes contos... :) Como posso arranjar o teu mail?

paconinha said...
This comment has been removed by the author.
paconinha said...
This comment has been removed by a blog administrator.
kriaxpatala said...

Caro Ricardo e paconinha (nick fofo). Sem dúvida agradecido pelos vossos comentários e testemunhos (sintam-se à vontade para os postarem aqui ou em sítios que mais vos apelem), aproveito os vossos pedidos de contacto para notificar todos os ilustres que dão, volta e meia, uma vista de olhos por este blog, que não partilho o meu e-mail nem com o Eusébio.

Em relação à moderação de comentários, o único critério que utilizo é mesmo a pancada que me der nos cornos quando os leio.

Obrigado.

EU said...

Parece que a merda em portugal continua..

Quero agradecer a quem fez este blogue. Muito obrigado pq graças a ti não fui provavelmente enganado por esta dita empresa.
Parece que ainda hoje continuam a fazer do mesmo.

Candidatei-me a uma posição de estagiário e na entrevista disseram-me que seria um estágio profissional de 11 meses ao abrigo do Inov Jovem em que pagariam 2 ordenados minimos por mês( 800euros). Fui para casa todo contente.
Mas, no dia seguinte telefonam-me a perguntar se eu não estaria interessado em fazer primeiro um estágio curricular de 3 meses e depois se gostassem de mim poderia ficar e fazer o tal estágio profissional de 11 meses.
Se eu nao tivesse conhecimento das denuncias ás práticas de exploração sem escúpulos e falta de ética laboral desta dita empresa, provavelmente teria aceite a proposta e mais tarde seria um dos lesados.
Muito obrigado mais uma vez. Devia haver mais pessoas como tu que não têm receio de expor estas situações.

Sei Muito said...

Meus caros,

Vcs andam aí c rodeios a pedir mails uns aos outros, em vez de denunciarem esta estrumeira à classe Recem-licenciada e a Potenciais Clientes da mesma, que se se preocuparem com as condições laborais da empresa optariam por uma com mais crédito.

Além disso como estas empresas pagam e bem pela adjudcação de um serviço deveriam saber que esse € não serve para pagar os Técnicos Qualificados que supostamente a Gradualqqcoisa tem, pois ninguem se aguenta la muito tempo.

E acaba por ser uma administrativa ou algo assim que Implementa o Sistema (e não recebe mais por isso).. e as Auditorias acabam por ser feitas por Auditores que ainda não são Auditores(peçam o curriculo) pq uma pessoa com experiencia não aceitaria as condições ultrajantes que são oferecidas no inicio.

Mas.. mais vira.. ate breve

Vera said...

Carissimos,

So hj tive conhecimento do blog. Fiquei em panico pois tou em processo de recrutamento c estes srs... Realmente as condiçoes oferecidas foram as referenciadas nos posts. Se alguem me puder contactar para o mail criptomeria_japonica@yahoo.com a contar a sua historia agradecia, pois já estava com "1 pé atrás", mas agora estou com os "2 pés atrás"...